Blog

O contraste é recomendado por radiologistas na realização dos exames, portanto quando fazemos tomografias e ressonâncias, o produto realça problemas em regiões vascularizadas, ajudando também a identificar alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.
 
Na tomografia, os contrastes são à base de iodo, por isso pacientes com alergia ao iodo podem apresentar reações em alguns casos até mesmo serem impossibilitados de realizar o exame, portanto é muito importante preencher corretamente os questionários que são feitos antes da realização de qualquer exame.
 
Existem diferentes formas de se realizar o contraste em exames de imagem, por exemplo:
 
Via oral: caso haja suspeitas de lesão no esôfago, estômago ou no intestino, se faz necessária a ingestão do contraste via oral.
 
Injeção venosa: injetados através de uma veia do braço, os agentes de contraste ajudam a caracterizar melhor pâncreas, o trato urinário, o fígado ou os vasos sanguíneos nas imagens além disso sensações de calor durante a injeção ou gosto metálico na boca são comuns.
 
Enema: um material de contraste pode ser inserido no reto para ajudar a visualizar o intestino grosso (reto e cólon) por exemplo. Além disso este procedimento pode provocar inchaço e desconforto.